10 de mar de 2015

Resenha: Probido


Título: Proibido
Título Original: Forbidden
Autora: Tabitha Suzuma
Editora: Valentina
Nº de Páginas: 304
 5/5

Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.

Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.

Eles são irmão e irmã.

Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia?

Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

                                                             
Muito difícil escrever essa resenha, por se tratar de um livro que eu não tive nada para falar, a não ser uma palavra: Perfeito.
Esse livro faz parte do Desafio Literário 2015, ele é "Um livro que te faz chorar". Foi fácil escolher ele para essa categorias, por causa de muitas resenhas que eu li sobre ele. Bom, vamos lá?

Proibido conta a estória de cinco irmãos, Willa, de 5 anos, Tiffin, de 7, Kit, de 14, Maya, com 16 e Lochan, de 17. O pai dos garotos os abandonou e a mãe tem problemas com bebida, passando mais tempo na rua do que com os filhos. Por isso, a responsabilidade de cuidar da casa fica com os dois mais velho, Maya e Lochan. Os dois agem como se fossem os pais das crianças, levando-os para a escola, ajudando-os com o deve de casa e outras coisas, além de cuidar de suas próprias obrigações escolares.
Por terem sempre cuidado dos irmãos mais novos, Maya e Lochan têm uma cumplicidade e uma amizade inacreditável.

Lochan tem um problema de "agorafobia", um certo pânico de falar com as pessoas, que não sejam da sua família e, mesmo sendo um aluno brilhantes e com grandes planos para o futuro, não se relaciona com outras pessoas, pra isso ele conta com a ajuda de Maya, sua parceira fiel, alegre, vibrante, comunicativa, protetora, e que sempre pensa no bem de tudo e de todos. Os dois são mais melhores amigos do que irmãos, por isso a relação, rapidamente, evolui para um romance.

O casal se vê cercados pelas medos próprios, os preconceitos da sociedade e da família. É um rimance intenso, sensível, irresistível e Proibido.

Lochan e Maya são os dois lados da moeda. Ele é tudo que ela não e virce e versa, fazendo com que se completem mutualmente.

Acho que a minha resenha não poderá passar daqui, porque Proibido é uma obra de tamanha complexidade que, apenas lendo, podemos entendê-la.

Fazendo uma pesquisa sobre livro, descobri que a autora, Tabitha Suzuma sofre de depressão e que transmitiu seus sentimentos sobre a doença e, seis personagens, como uma maneira de explicar o que sentia, o que torna o livro ainda mais fascinante.

Proibido não é só uma estória de incesto. É sobre um outro olhar sobre algo tão abominável dos padrões. Sobre um amor tão forte, lindo e maravilhoso, que ambos farão tudo em nome dele.

SE QUISER RECEBER UM SPOILER, SABE O QUE FAZER DEPOIS DOS DOIS PONTOS: OS DOIS SÃO DESCOBERTOS, LOCHAN É PRESO. PARA NÃO DEIXAR MAYA SER PRESA TAMBÉM, ELE SE MATA DENTRO DA PRISÃO. OPA! FORAM 2.






a Rafflecopter giveaway

7 comentários:

  1. Esse livro foi um dos melhores que li em 2014
    Concordo que pra ler e entender só lendo.
    Pq nenhuma resenha faz jus a esse livro tão lindo.
    Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo livro e lindos personagens. Um dos melhores de 2015, até agora.

      Excluir
  2. Interessante... Na minha lista de leitura!!!

    ResponderExcluir
  3. Quero loucamente!!! Fazendo dancinha da chuva para ganhar :*

    ResponderExcluir
  4. Ganhei esse livro em uma promoção e ainda não tive coragem de ler. Pelas resenhas, tenho visto que a história de amor dos dois irmãos é algo bonito, mas não sei se consigo ler, apesar de ter a mente aberta para muitas coisas. Esperando a coragem chegar para pegar o livro. Depois volto para contar o que achei.

    ResponderExcluir