26 de fev de 2016

Resenha: A verdade sobre nós


Título: A verdade sobre nós
Título Original: The Truth About You and Me
Autora: Amanda Grace
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 208
 4/5

Madelyn Hawkins está cansada. Cansada de ser sempre perfeita. Cansada de tirar A em tudo. Cansada de seguir à risca os planos que os pais fizeram para ela. Madelyn Hawkins está cansada de ser algo que não é, algo que não quer ser. E então ela conhece Bennet Cartwright. Inteligente, sensível, engraçado. A seu lado, ela se sente livre e independente. Uma história que poderia muito bem ter um final feliz, não fosse por um detalhe: Maddie tem apenas 16 anos, e Bennet, além de ter 25 anos, é seu professor. Pressionada pelos pais a participar de um programa para jovens talentos, Maddie pula dois anos do Ensino Médio e vai direto para a faculdade, onde conhece e se apaixona pelo professor de biologia. O sentimento é recíproco, e para dar uma chance àquele novo relacionamento que lhe faz tão bem, ela decide não contar para Bennet sua idade. Não demora muito para que as coisas comecem a dar errado, e as consequências da farsa de Maddie ganham contornos devastadores quando a verdade vem à tona. 

Madelyn Hawking está cansada de ser a garota perfeita. A estudante perfeita, a filha perfeita, aquela que fica longe de confusões e com uma família perfeita. Madelyn achou que entrar no programa Running Start fosse uma oportunidade para seus pais saírem do seu pé por causa da faculdade, já que ainda tendo 16 anos e cursando o segundo ano do ensino médio ela ganha uma oportunidade de estudar em uma faculdade de verdade. E é lá que ela encontra a oportunidade perfeita para descobrir quem ela é e o que realmente quer. E o nome dessa oportunidade é Bennet Cartwright, seu lindo, inteligente, engraçado, divertido e sensível professor de biologia. Não estava nos seus planos se apaixonar por Bennet e nem estava nos seus planos esconder dele sua verdadeira idade, já que ela era de menor e o que estavam fazendo era considerado ilegal. Mas não se pode mandar no coração, mesmo que suas atitudes possam magoar e prejudicar a pessoa que ela mais amava e que a fez descobrir quem ela realmente era.

A verdade sobre nós é um livro em forma de carta. É uma carta de Madelyn para Bennet, narrando todos os momentos que passaram juntos, desde o momento em que se conheceram, até quando se separaram, mostrando para eles suas frustrações e dúvidas nunca ditas e, principalmente, a razão por nunca ter contado a verdade para ele.

Achei a sacada do livro muito criativa, mesmo já tendo lido o livro Por isso a gente acabou que tem o mesmo formato. É como se estivéssemos no lugar de Bennet, descobrindo coisas que, mesmo já tendo acontecido, ganham um novo ponto de vista, já que Madelyn acrescenta seus próprios comentários as narrativas, comentários pós tudo.

O livro grita clichê em todos os lados, mas na verdade ele não é. É um livro surpreendente, sobre amor, auto conhecimento, amizade e família. Com um final surpreendente, uma narrativa envolvente que nos deixa curioso para descobrir o desfecho. Como Madelyn está escrevendo para Bennet ela sempre cita o acontecimento trágico que marcou o fim dos dois, mas nunca o citando de verdade, o que nos deixa curiosos até finalmente saber o que aconteceu.


SPOILER: Ele quase é preso e vai embora. Dois anos depois eles se reencontram, ele está noivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário