18 de abr de 2016

[Repostando #8] Resenha: Por Isso a Gente Acabou


Título: Por Isso a Gente Acabou
Título Original: Why We Broke Up
Autor: Daniel Handler
Ilustração: Maira Kalman
Editora: Cia. Das Letras
Nº de páginas: 368
 Skoob
 4/5


Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico – características da personagem – e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou.



Tava sentindo falta de um livro tão bem diagramado como esse. A ilustração é perfeita. Nota 10.

Não sou muito acostumada a ler livros narrados por homens, mas esse vale a pena. O autor entra totalmente na pele da personagem.

O livro é um carta feita por Min Green, para o seu ex namorado Ed Slaterton, contando porque eles acabaram, junto com uma caixa com todos os objetos que simbolizavam o relacionamento deles.

Ela conta tudo. Dês do primeiro encontro. Os diálogos, a primeira vez, tem até a camisinha!

A Min vai construindo sua estória, contando para o Ed todos os sentimentos dela, tudo que ela sentia na hora e não podia falar.

Durante todo o livro eu ficava buscando o motivo pra eles poderem voltar, pra haver uma reconciliação no final, mas quando descobrimos verdadeiramente o porque do final do relacionamento ficamos chocados. É um pouco clichê e um pouco já previsto, mas com esse casal é diferente.

O autor faz com que gostemos da Min e do Ed juntos. As cenas românticas são fofas. Na minha opinião pessoal e egoísta eu acho que um autor do sexo masculino não saberia descrever as sensações de uma menina durante o beijo, mas o Daniel me fez enxergar isso de outra forma.





"Foi por isso que a gente acabou, Ed, por uma coisinha pequena que sumiu ou quem sabe nunca tenha estado de verdade nas minhas mãos."



Achei a "carta" longa demais pra o tempo que ela dizia que estava escrevendo, mas é como uma cena vista de fora junto com os flashbacks.

Esse livro só não recebe 5 estrelas por causa do final. Eu queria, bem no fundinho, bem bem no fundinho que eles ficassem juntos. EU JÁ SEI que é tão óbvio que eles não ficam juntos, isso é deixado bem claro no título "Por isso a Gente Acabou", mas eu não gostei do que o Ed fez com a Min. Nós achamos que ele amava mesmo ela e aí ele faz o que fez. Quem leu o livro sabe do que eu tô falando, quem não leu, leia para entender.

Esse livro é um daqueles que é preciso ler antes de morrer. Ele precisa fazer parte da sua lista de leitura. É como se você olhasse pra trás e dissesse "Eu li Por Isso a Gente Acabou".

É usada muita metáfora nesse livro. A Min é muito fissurada em filmes clássicos. Filmes antigos, preto e branco. É meio chato, ela compara tudo com cenas dos filmes. Deixa o leitor meio perdido, mas vale apena ler. Eu amei.


SPOILER: Ed trai Min com a ex-namorada dele que se torna amiga dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário