15 de fev de 2017

Papo Literário: Béatrice T. Dupuy

Estou super feliz por dar início á essa coluna chamada 'Papo Literário' onde irei entrevistar vários autores.
Para começar com chave de ouro, essa entrevista é com a autora do livro Ecos - publicado pela editora Coerência -, a Béatrice T. Dupuy que é super fofa e talentosa. Espero que vocês gostem da entrevista.


Ecos
ECOS - O MAR É A NOVA LUA 
Alexandre volta à casa em que morou quando adolescente e revive muitas lembranças ligadas ao misterioso desaparecimento de seu pai. “Ecos - o Mar é a nova Lua” traz duas histórias vinculadas aos valiosos tesouros submarinos e à existência dos seres que vivem nas águas dos oceanos.
Interesses econômicos impedem que pesquisas importantes sejam reveladas, nem que para isso seja necessário eliminar os cientistas e pesquisadores envolvidos, que dispõem de ricos dados sobre o assunto.
Alexandre relata as peripécias de seu pai, Alfred, que durante suas investigações começa a desconfiar de perigos advindos dos sonares da marinha que estão causando a morte de baleias. O fato mais perturbador é a existência de criaturas fantásticas e cativantes, vivendo nas abissais profundezas e as buscas para poder contatar com esses seres, cuja existência é negada e escondida pelos que se consideram os donos da ciência. Tudo isso é mostrado na fascinante narração feita por Béatrice T. Dupuy, que tem como personagem principal Alfred, o pai de Alexandre. Quem lê a obra descobre que há um mundo paralelo onde Alexandre precisará fazer uma escolha que norteará toda a sua vida.
BLOG: Primeiramente, obrigada pela oportunidade. Conte-nos sobre como você se tornou escritora. Foi sempre um sonho seu?
AUTORA: Eu que agradeço pela oportunidade. É um prazer falar com você.
Sempre fui apaixonada por livros e a leitura me motivou à escrita. Eu tive uma ideia e coloquei-la no papel. Hoje não escrevo só porque gosto, mas também porque ajuda a liberar a criatividade e a me expressar.

BLOG: Sobre o livro que você está publicando pela Editora Coerência, Ecos. Como foi escrever esse livro? Você se baseou em alguma coisa ou em alguém? Como surgiu a ideia de escrever essa história?
AUTORA: A ideia surgiu de repente. Comecei a escrever uma história que misturasse seres marinhos, ecologia e amor. Foi demorado (3 anos) pois o texto foi escrito com base em acontecimentos reais, porém, em um contexto ficcional por se tratar de um romance.
Usei fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade. Tipo uma lenda.
“Ecos”, também proporciona uma viagem de autoconhecimento e de questionamento sobre a existência humana, uma vez que se trata de obra de ficção e romance que coloca em xeque os valores humanos.

BLOG: Você gosta muito de ler (imagino que sim)? Se sim, quais são os seus estilos (ou estilo) literários favoritos? 
AUTORA: A literatura sempre fez parte da minha vida, pois sou filha de uma ex-comissária de bordo e de um filosofo então consecutivamente vivi o meu cotidiano no mundo das viagens e dos livros. Meu pais sempre nos incentivaram a ler e a ter amor pelos livros. (muitos owwwwwns meus nessa parte)
Na França tem um provérbio que fala que “com um livro, nunca estamos sozinhos. ”

BLOG: Você se inspira em algum autor (ou autores) para escrever seus livros? Se sim, quais? 
AUTORA: Eu sou bem eclética gosto de Adolfo Bioy Casares, Franz Kafka, Richard Matheson, Albert Camus, Martha Medeiros...
Eu tenho uma preferência para Literatura fantástica mas gosto também de romances históricos e crônicas.

BLOG: Você teve muita dificuldade com a publicação dos seus livros? O que você acha do mercado editorial brasileiro?
AUTORA: Mesmo em grave crise econômica, acho que o mercado editorial brasileiro se desenvolve, pois, está mais profissional e o número de leitores está em crescimento visto que o livro se torna uma alternativa de entretenimento e lazer economicamente alcançável. É uma oportunidade de entrada de novos autores no mercado.

BLOG: Você tem algum novo projeto? Se sim, alguma previsão que quando será lançado?
AUTORA: Sim estou escrevendo um livro de contos. O tema é sobre casos passageiros. Tipo romance breve mas intenso que não precisam ser vistos como histórias de fracassos, mas como experiência única que compensa o prazo de validade curto. Pretendo lançá-lo ainda este ano.


Muito obrigada novamente pela oportunidade, Béatrice. Espero que sua carreira dê muito certo e muito sucesso! Beijos!

2 comentários:

  1. Adorei conhecer mais a autora! Desejo muito sucesso a ela! Ainda preciso ler esse livro (não julgando pela capa, mas quase, acho que a estória deve ser surpreendente!)

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Autora super fofa e a história bem intrigante, vale a pena.

      Excluir