11 de mar de 2017

Vai uma série aí?: Vamos falar sobre sitcom


Você sabe o que é uma sitcom? Pelo nome, talvez você não conheça, mas se eu falar: Você conhece aquelas séries de comédia, com frases marcantes tipo: "Bazinga!" e "How you doing?", com durança de, no máximo, 20 minutos, poucos cenários - quase permanentes - e risadas no fundo? Então, isso é uma sitcom.

O termo sitcom vem da abreviação de “Situation Comedy” traduzindo para o português, significa “Comédia da Situação”. Assim, uma sitcom é a produção de uma ou mais histórias típicas do cotidiano contadas em ambientes comuns, como em uma casal, local de trabalhos e restaurante, mas contada de uma forma humorística. É como se fosse uma peça de teatro, porémé filmada e editada depois.

O site da revista Mundo Estranho fez um post muuuito interessante de como é gravada uma sitcom: http://mundoestranho.abril.com.br/cinema-e-tv/como-e-gravada-uma-sitcom/

Abaixo eu vou apresentar 5 sitcoms americanas bem famosas e que quase todo mundo gosta. Além delas, também coloquei 5 sitcoms brasileiras que, mesmo não assistindo a maioria, ouvi muitas coisas boas sobre elas.



Resultado de imagem para friends
FRIENDS
Ross, Rachel, Mônica, Chandler, Joey e Phoebe formam um grupo de seis amigos que lutam para se sobressair e progredir na competitiva vida de Manhattan. Seu humor inteligente e apoio mútuo incondicional fazem com sua amizade seja cada vez mais forte, superando assim todos os obstáculos que a vida lhes apresenta. Trabalho, família, responsabilidade, dinheiro, sexo, compromisso e, sobretudo, amor e amizade, são alguns dos temas que preocupam e, ás vezes, divertem esses personagens. Não foi à toa que o sofá do Central Perk, o café onde se reúnem para conversar, foi trocado duas vezes por excesso de uso. Esta série foi filmada por dez temporadas, conquistando um sucesso após o outro. Sua trilha sonora promocional, "I'll Be There for You" (Rembrandts), é tão famosa quanto o programa, pois a sua mensagem e o refrão definem perfeitamente o significado da existência da série.





Resultado de imagem para how i met your mother
HOW I MET YOUR MOTHER
A comédia enfoca a busca de Ted para encontrar o amor de sua vida. Tudo começa quando seu melhor amigo, Marshall, anuncia seu noivado com a namorada Lily, uma professora do jardim da infância. Neste instante, Ted se dá conta de que precisa fazer alguma coisa para não terminar sozinho. Para ajudá-lo em sua busca está Barney, um amigo com opiniões infindáveis e sugestões muitas vezes imprudentes. Quando Ted conhece Robin, ele acredita ser amor à primeira vista. Porém, ele não sabe que o destino lhe reservou algo a mais. A história é narrada no futuro, a partir das lembranças do protagonista.





Resultado de imagem para the big band
THE BIG BANG THEORY
Leonard (Johnny Galecki) e Sheldon (Jim Parsons) são dois brilhantes físicos que dividem o mesmo apartamento. Suas vidas se complicam quando uma belíssima jovem, porém pouco inteligente, Penny (Kaley Cuoco, "8 Simple Rules", "Charmed"), se muda para o apartamento do lado.
A chegada de Penny perturbo um pouco a Sheldon já que ele prefere passar as noites jogando Klingori Boggle com seus amigos e colegas de trabalho e também cientistas, Wolowitz e Koothrappali, sem ligar para Penny. Contudo, Leonard vê em Penny a possibilidade de aprender a interagir com as mulheres e sente que ela é um novo mundo cheio de possibilidades, e quem sabe, do amor. Sheldon acha que isso é um sonho que nunca se realizará, porém, talvez nesta comédia estas mentes brilhantes possam aprender algumas coisas com uma jovem que trabalha em um restaurante.





Resultado de imagem para The Office
THE OFFICE
Esta versão americana de "The Office" é uma comédia que gira em torno do cotidiano de um escritório. Esta sátira descreve a vida dos funcionários da fábrica de papel Dunder Miffin, situada em Scranton, na Pensilvânia. Entre os personagens está Michael Scout (Steve Carell), o gerente regional da empresa. Solteiro e fanfarrão, ele acredita ser o homem mais bonito do escritório, além de uma fonte de sabedoria e o melhor amigo de seus funcionários. Pam Beesly (Jenna Fischer) é a simpática recepcionista que o tolera. Alguns dos melhores momentos são as conversas que ela tem com o representante de vendas Jim Halpert (John Krasinski); com Dwight Schrute (Rainn Wilson), o arrogante assistente de Michael; e com o auxiliar Ryan Howard, que passa a Michael a visão oficial dos fatos.





Resultado de imagem para modern family
MODERN FAMILY
A série de comédia é filmada no estilo de documentário e mostra a vida da família Pritchett. O pai, Jay, é um homem bem sucedido nos negócios e casou-se recentemente com uma bela colombiana, Gloria, que vem morar nos EUA junto com seu filho pré-adolescente, Manny. A filha mais velha de Jay, Claire, tem seus próprios "bebezões" para cuidar: o que inclui um marido, que sempre tenta fazer o papel de "pai legal"; uma adolescente que está começando a dar dor cabeça para a família; e o filho mais novo, que sempre tem atitudes bizarras. Talvez a mais adulta da casa seja a filha do meio, que tenta manter um ar de intelectual. O seriado acompanha também a vida do casal gay Mitchell, filho de Jay, e Cameron, que recentemente adotaram uma bebê vietnamita.


A DIARISTA

A empregada que todo mundo sonha em ter em casa. Divertida, caprichosa, sem medo de serviço pesado. Sempre disposta à ajudar seus patrões. O problema é que nem sempre essa ajuda dá lá muito certo. E quando a lavação de roupa suja começa, não tem amaciante que dê jeito. \n"A Diarista" traz Claudia Rodrigues como a irreverente Marinete, uma empregada que trabalha na casa de diversas pessoas. E por isso, vive se envolvendo nas mais engraçadas situações. Pode-se dizer tudo da Marinete. Ela não tem estudo, às vezes é a maior grossa, mas da vida ela entende. Principalmente da vida de pobre. Com sua filosofia de beira de tanque, está sempre pronta para disparar as maiores pérolas: "Fruto do mar de pobre é banana-d'água", ou "às vezes, a gente é o cachorro, às vezes o poste".


A GRANDE FAMÍLIA

Uma família muito louca! Uma família muito careta. Uma família chata, engraçada, alegre, triste... Ou seja, uma família como a sua: muito unida, mas também muito ouriçada. A Grande Família conquistou o Brasil com muito humor, falando dos problemas cotidianos de um jeito leve e divertido. O programa se tornou um dos maiores sucessos da telinha, sempre com um texto de primeira, um elenco afinadíssimo e uma produção de grande qualidade. Com tanto sucesso, essa família provou que veio mesmo pra ficar.


TOMA LÁ DA CÁ

A comédia "Toma Lá, Dá Cá" apresenta dois casais — Arnaldo e Rita, e Celinha e Mário Jorge — que têm ligações muito estreitas entre si: Arnaldo, hoje casado com Rita, já foi o marido de Celinha, com quem teve um filho, Adônis; e Mário Jorge, que agora está casado com Celinha, já foi casado com Rita e com ela teve seus dois filhos Isadora e Tatalo. Se os segundos casamentos já são complicados, a guarda dos filhos não fica para trás: Isadora e Tatalo moram com a mãe, Rita, e Adônis, com Celinha. As duas famílias ainda têm a mesma empregada paranaense, Bozena. Além disso, Copélia, a mãe de Celinha, atormenta o atual genro Mário Jorge, depois de não ter dado descanso para Arnaldo, quando ele era casado com sua filha. Quando Rita e Mário Jorge eram casados, compraram os dois apartamentos, um de frente para o outro, com a intenção de, um dia, juntá-los, transformando-os em um imóvel só. Mas a separação ocorreu primeiro e cada um ficou com um apartamento, levando seus respectivos companheiros para lá. O programa se originou de um especial de Natal, chamado "(A volta) de Toma Lá, Dá Cá", exibido na Globo em 29 de dezembro de 2005.


SAI DE BAIXO
Sai de Baixo foi uma das comédias de maior sucesso no Brasil no fim da década de 1990 e começo dos anos 2000. Filmada com plateia, a série mostra o dia a dia de uma família de desajustados: Vavá, um chefe de família desastrado; Caco Antibes, o genro que sempre coloca o dinheiro dos outros a perder em negócios questionáveis; a bela e burra Magda; e Cassandra, uma ex-socialite que não quer baixar seu padrão de vida. O elenco conta com grandes nomes, além de muitos convidados especiais em seus oito anos de produção: Aracy Balabanian, Luis Gustavo, Miguel Falabella, Marisa Orth, Cláudia Jimenez e Tom Cavalcante foram alguns dos regulares nos oito anos de exibição da série. Em 2013, foram produzidos mais quatro episódios especiais de reunião do elenco.


Resultado de imagem
OS NORMAIS
Rui e Vani. Um casal pra lá de normal. Afinal, de perto todo mundo tem suas esquisitices, manias e neuroses. Isso é normal. Ou será que não?!... Bem, que atire a primeira pedra quem entre quatro paredes não constrói um universo à parte. Tudo bem que às vezes esse universo extrapola um pouquinho o privado e cai em domínio público. Mas aí é só ter humor e jogo de cintura pra lidar com as situações mais, digamos, inusitadas. E isso é o que não falta ao casal interpretado brilhantemente pela dupla Fernanda Torres e Luis Fernando Guimarães na sitcom mais divertida e incensada dos últimos tempos.

14 comentários:

  1. Olha soh.. eu podia jurar que sitcom pra mim era situação complicada.. kkk que coisa bacana, estou para conhecer os friends, me programando para assistir a temporada nas minhas férias.. tem uma sitcom brasileira que eu amava ver e não tá aí que chamava sexo frágil... Os homens faziam papel de homens e de mulheres... Era muito engraçado ... E eles se depilação na vida real pra viver os personagens!! Bjo! Thata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Friends é a minha favorita, fale muito a pena. E eu já ouvi falar dessa, vou dar uma olhadinha depois. Gosto muito de sitcoms brasileiras.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Lilian.
    Eu não sabia que esse tipo de série recebia esse nome! Vivendo e aprendendo. Pensava que sitcom tinha a ver com site kkkk
    Das séries citadas, já assisti Friends, A Diarista, A grande família e Toma Lá Dá Cá.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As outras também são legais. Espero que você tenha oportunidades de assisti-las.

      Excluir
  3. How i met your mother e modern family são duas das minhas séries favoritas!! Adorei o post.

    ResponderExcluir
  4. Gente eu não sabia que significa isso *0* gostei, sem contar as séries que me interessei agora é ver tantas séries que foram minha infância , bateu uma nostalgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico muito feliz. E é sempre bom dar aquela relembrada dos velhos tempos. KKKK
      Beijos!

      Excluir
  5. Da sua seleção, só não assisti THE OFFICE, o resto eu amo demaaaaaaais! <3
    Sempre estou acompanhando e quando consigo, acompanho alguns dos nacionais pelo canal Viva. Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legaaaaaaal, é tão bom achar alguém que curte esse tipo de série. É muito legal.

      Excluir
  6. Oiee, conheço todas essas séries e tenho o box de the office que no começo nem gostava muito... gosto muito de TBBT e HIMYM!

    Bjs jany

    wwww.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu gosto muito desse estilo de série, além delas serem super engraçadas e com temáticas 'atuais' eu adoro elas terem uma menor duração, pois assim dá para assistir naquele intervalo e não deixar acumular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma das melhores partes delas. KKKK Dá pra maratonar rapidinho.

      Excluir